No dia 12 de dezembro de 2015,
foi Ratificada a Fundação da FEBRATE e de seu Estatuto, com a presença maciça
de seus Sindicatos e Associações Filiadas, por convocação feita no Diário
Oficial da União em 09 de novembro de 2015, para Assembleia de seu Conselho
Geral ampliado, no Rio de Janeiro. Na ocasião o Grupo Jurídico da FEBRATE
apresentou dois projetos de Leis, sendo uma proposta dos Massoterapeutas e
outra dos Terapeutas Naturalistas.
No debate ficou definido que os projetos de
leis vão correr paralelos na Câmara dos Deputados, muito embora o desejo de
ambos os grupos Terapêuticos fosse um projeto Único. Ocorre que os
Massoterapeutas do Amapá já haviam apresentado projeto próprio o que nos levou
a decisão relatada acima. Mesmo assim, permaneceu o pacto de apoio mutuo no
congresso e em todas as instâncias necessárias, pois a grande luta da FEBRATE
tem sido pela união de todos os Terapeutas Brasileiros, com o que contamos com o
integral apoio da ABRAMC – Associação Brasileira de Massoterapia Clínica.
Outro assunto definido na
Assembleia foi a Proposta de Currículo mínimo para o Nível Técnico em Terapias
Naturais. O Grupo Pedagógico da FEBRATE continua tratando das definições quanto
a Carga horária mínima de cada Disciplina objetivando encaminhar o projeto a
todos os Sindicatos a fim de que seja viabilizada a sua implantação em todos os
estados.
Muitas são as Escolas livres e
professores independentes que ministram cursos que correspondem a um Método de
Avaliação Terapêutica, ou um Recurso Terapêutico ou ainda uma Ferramenta de
Trabalho Terapêutico, o que não garante que este aluno formado em um desses
itens seja um Terapeuta. Para ser considerado Terapeuta o aluno tem de passar
por diferentes conteúdos que perpassam a Anatomia, a Fisiologia, a Ética, a
compreensão das terapias sutis, a multidimensionalidade, etc.
Neste sentido, a FEBRATE tem
buscado as excelências no campo das terapias para nos acompanhar na construção
de uma proposta pedagógica que realmente corresponda a um Curso Técnico para
Terapeutas. Neste sentido, fazemos parcerias e buscamos as Escolas Publicas,
pois o objetivo é a aprovação pelo Ministério da Educação e Cultura.