quinta-feira, 6 de julho de 2017

Reiki


Reiki: Rei = significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. É uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural, nome dado em homenagem ao seu descobridor Mikao Usui.
A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa Energia Física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma fonte inesgotável, é energia vital(relativo a vida) que há neste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo.



Acupuntura


Declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 19 de Novembro de 2010, a Acupuntura, do latim Acus= agulha e Punctura = colocação, é um método da Medicina Tradicional Chinesa. Tem como objetivo a aplicação de agulhas ou outros materiais estimulantes em pontos específicos do corpo para reequilibrar a energia vital, afim de restabelecer a saúde e o bem estar. Os Acupontos chamados também de Pontos de Acupuntura se distribuem principalmente sobre meridianos chineses e canais, afim de obter diversos efeitos terapêuticos, dependendo da particularidade do caso.
  A Acupuntura atual permanece quase intacta desde os tempos da Civilização Chinesa Unificada pela Dinastia Han, onde utilizava uma base de estudo e raciocínio inverso a medicina ocidental moderna. O mapa de meridianos ultrapassa milênios, praticamente intocados até hoje. Os tratamentos tem base em conceitos, como os cinco elementos: Tao, Fluxo de Chi, Xué, Zang, Fu.
Em 1908 chegou ao Brasil  pelas mãos dos imigrantes japoneses, porém permaneceu em âmbito familiar e local (nas colônias japonesas) até meados 1980. À medida que foi sendo expandida, a acupuntura passou a ter sua eficácia reconhecida pela opinião pública em geral e por diversos conselhos profissionais da área de saúde, sendo o primeiro deles o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais em 1985. 






quarta-feira, 5 de julho de 2017



Fitoterapia


Fitoterapia
Do grego Phyton: Planta + Therapeia: Terapia, a Fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais e seu uso na cura de doenças em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.
Observando o significado dos termos fitoterápico e fitoterapia, percebemos que há uma grande diferença. O medicamento Fitoterápico não engloba o uso das plantas em si, usando somente os extratos. São elaborados através de técnicas de farmácia, além de virem de origem farmacêutica.



Manual em árabe de fitoterapia, cerca de 1334.


SINTER-RS