quinta-feira, 6 de julho de 2017

Acupuntura


Declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 19 de Novembro de 2010, a Acupuntura, do latim Acus= agulha e Punctura = colocação, é um método da Medicina Tradicional Chinesa. Tem como objetivo a aplicação de agulhas ou outros materiais estimulantes em pontos específicos do corpo para reequilibrar a energia vital, afim de restabelecer a saúde e o bem estar. Os Acupontos chamados também de Pontos de Acupuntura se distribuem principalmente sobre meridianos chineses e canais, afim de obter diversos efeitos terapêuticos, dependendo da particularidade do caso.
  A Acupuntura atual permanece quase intacta desde os tempos da Civilização Chinesa Unificada pela Dinastia Han, onde utilizava uma base de estudo e raciocínio inverso a medicina ocidental moderna. O mapa de meridianos ultrapassa milênios, praticamente intocados até hoje. Os tratamentos tem base em conceitos, como os cinco elementos: Tao, Fluxo de Chi, Xué, Zang, Fu.
Em 1908 chegou ao Brasil  pelas mãos dos imigrantes japoneses, porém permaneceu em âmbito familiar e local (nas colônias japonesas) até meados 1980. À medida que foi sendo expandida, a acupuntura passou a ter sua eficácia reconhecida pela opinião pública em geral e por diversos conselhos profissionais da área de saúde, sendo o primeiro deles o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais em 1985. 






SINTER-RS